Como conseguir amostra grátis de medicamentos e cuidados

Seja para aliviar dor de cabeça, dor de estômago, abaixar a febre ou pra curar um resfriado. São inúmeros os momentos que precisamos nos recorrer a eles, mas os gastos podem ser bem altos. Veja quando é possível e como conseguir amostra grátis de medicamentos.

Amostra grátis é o medicamento com a quantidade total ou específica daquele registrado na Anvisa e é destinado à distribuição gratuita aos profissionais que o prescreve, como médicos e dentistas, exclusivamente em ambulatórios, hospitais, consultórios médicos e odontológicos. 

As amostras grátis surgiram como uma ferramenta de publicidade do remédio. Mas para nós, pechinchadores, elas são uma mão na roda e uma economia de dinheiro significativa no fim do mês. 

Imagina não ter que gastar com aquele antibiótico que pode chegar a absurdos R$48? Ou então poder testar aquela pomada para acne receitada pelo dermatologista que, entre as mais baratas, custa em torno de R$30? É bastante dinheiro economizado.

Diferente de outros produtos, como os de beleza ou limpeza, saber como conseguir amostra grátis de medicamentos não é tão simples assim. Medicamento é coisa séria e não pode ser utilizado indiscriminadamente, além de passar por rigorosas normas e controles de comercialização. 

Como conseguir amostra grátis de medicamentos?

Quem nunca foi a uma consulta com médico ou dentista e recebeu junto com a receita uma amostra grátis do medicamento? Nessas horas nossos olhos até brilham em pensar que não precisamos gastar com remédio.

Essa é a forma regulamentada pela Anvisa de como conseguir amostra grátis de medicamentos. Seu médico ou dentista pode te dar tanto o tratamento completo em amostras grátis, como parte dele. Depende de cada um. 

Antes de elas chegarem até você, para conseguir amostra grátis de medicamentos, os médicos e dentistas receberam os representantes dos laboratórios farmacêuticos e assinaram um documento provando o consentimento em recebê-los. 

A partir deste momento eles são os responsáveis por aqueles remédios. É tudo bem organizado, documentado e controlado. 

E fique atento, às amostras grátis. Assim como o medicamento regular, elas devem apresentar todas as  informações, como: prazo de validade, composição, responsável técnico, identificação do fabricante, dosagem, reações adversas e bula. Além de ser obrigatória a sinalização de “AMOSTRA GRÁTIS” na embalagem.

O tamanho e quantidade de medicamento nas caixas podem variar, no entanto, remédios como anticoncepcionais devem apresentar 100% da quantidade de peso, volume líquido ou unidades da apresentação registrada na Anvisa e comercializada pela empresa. 

Nem todos os medicamentos possuem amostra grátis

De acordo com a resolução da Anvisa, os remédios de produtos biológicos, como hormônios e insulina, que necessitam de cuidados especiais de conservação e transporte não podem ter distribuição de amostra grátis. 

Por isso, para eles não será possível indicar como conseguir amostra grátis desses medicamentos. 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Interfarma

Os medicamentos manipulados também são outros exemplos que não possuem a liberação de distribuição de amostra grátis pela Anvisa. 

Atenção!

Assim como é difícil comprar certos medicamentos, você pode perceber que saber como conseguir amostra grátis de medicamentos também não é uma tarefa muito fácil e é importante que você esteja atento àquelas pessoas que te ofereçam alguma amostra.

Conforme a Resolução CFF 357/01, que aprova o regulamento técnico de Boas Práticas de Farmácia, é proibido ao farmacêutico manter em estoque, em farmácias e drogarias, e repassar ao paciente medicamentos divulgados como amostras grátis.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) também alerta: não receba amostra grátis de medicamento aleatoriamente, de qualquer pessoa, pois somente os profissionais habilitados podem prescrever o produto adequado ao seu quadro clínico. Não coloque em risco sua saúde.

Dica para ganhar medicamento: Farmácia Popular

Se você quer economizar e no momento não vai pode seguir os passos de como conseguir amostra grátis de medicamento, uma ótima dica é ver se o remédio que você precisa está disponível na Farmácia Popular. 

O Farmácia Popular é um programa do Governo que oferece a qualquer brasileiro o acesso a medicamentos gratuitos ou com 90% de desconto. Não é preciso cadastro, nem comprovação de renda, nem nada. É um direito de todos os brasileiros e pessoas naturalizadas brasileiras. 

No entanto, não são todos os medicamentos que são gratuitos:

  • Medicamentos gratuitos são para quem tem hipertensão, asma ou diabetes. 
  • Medicamentos que possuem 90% de desconto são para: rinite, colesterol alto, parkinson, osteoporose e glaucoma. 

Veja as dicas da farmacêutica Flávia Masson de como consegui-los, no vídeo abaixo: 

Já que você gosta de amostras grátis, o Big Tester também é uma ótima oportunidade para conseguir produtos gratuitos. Por meio desse site você pode ganhar vários itens como produtos de limpeza e até mesmo chocolates. 

O passo a passo para se inscrever é simples:

  • cadastrar-se gratuitamente;
  • responder a perguntas sobre seu perfil de consumidor (não são solicitados dados bancários ou cartão de crédito);
  • acumular pontos e trocar pelos produtos de sua preferência.

Quanto mais você responder, mais pontos acumula e mais produtos pode resgatar. O site não faz sorteios!

Entre as marcas e produtos estão Kinder, Kopenhagen, Nutella, McDonald’s e muito mais.

Cadastre-se agora

Comece a se divertir e a trocar seus pontos.