Como aprender inglês sozinho: 10 dicas grátis (ou quase)

Como aprender inglês sozinho? Esse pode ser um grande desafio, mas é possível.

Existem algumas maneiras de melhorar suas habilidades de leitura, escrita, audição e fala – mesmo que não exista ninguém fisicamente à sua volta para ajudá-lo a praticar.

Para dar uma força nessa missão, separamos, a seguir, algumas dicas de como aprender inglês sozinho (ou com ajuda de baixo custo).

Leia também: Como economizar dinheiro ganhando pouco em 7 passos

Como aprender inglês sozinho: 10 dicas práticas

1. Tenha disciplina

Nenhuma das dicas de como aprender inglês sozinho que vamos listar abaixo vai te ajudar se você não tiver disciplina e se dedicar.

Esses dois fatores são indispensáveis, principalmente, para quem não tem que prestar contas a um professor.

Tudo o que aprendemos pode e deve ser aplicado em nossas vidas. O inglês é o idioma mais falado no mundo. Aqueles que adquirem esse conhecimento são capazes de se comunicar em qualquer tipo de situação. Portanto, estude!

2. Use o Youtube a seu favor

A internet é uma fonte inesgotável de conhecimento. Pesquise por sites, vlogs e blogs que possam ajudar você a aprender o idioma.

O Youtube está recheado de canais com dicas de vocabulário e gramática que podem te ajudar a ampliar seu conhecimento, bem como treinar o conteúdo que você já absorveu.

Você pode, por exemplo, buscar por canais de língua inglesa que abordam temas que você gosta. Eles não precisam ser canais que ensinam inglês. Eles só precisam ser apresentados em inglês. Esta é uma ótima forma de absorver informação, treinar sua audição, a velocidade com que nativos falam e aumentar o vocabulário.

Se você ainda está no nível básico use as legendas do Youtube para ouvir e ler ao mesmo tempo.

3. Sempre faça perguntas!

Se um amigo falou algum termo em inglês que você não compreendeu não fique com vergonha e pergunte na hora o que significa.

Você tem dúvidas sobre pronúncia? Você está tendo dificuldades com gramática? Visite fóruns online, pergunte às pessoas que podem ajudá-lo.

4. Conte com seus amigos

Todo mundo tem aquele amigo que conhece um pouco de tudo. Aproveite a companhia e inicie uma conversa em inglês. Compartilhar conhecimento ajuda na configuração do conteúdo.

Você pode marcar encontros em que todo mundo é obrigado a só falar em inglês. Vocês podem jogar um jogo de tabuleiro, videogame, ou simplesmente fazer um jantar.

5. Procure livros e revistas

Você gosta de ler? Procure livros e revistas em inglês e tenha o dicionário ao seu lado.

Essa é uma ótima maneira de como aprender inglês sozinho, conhecer novas palavras e melhorar sua ortografia.

6. Ouça os podcasts em inglês

Essa é uma ótima dica de como aprender inglês sozinho para quem gasta muito tempo se deslocando a caminho do trabalho, faculdade ou colégio. Você pode ouvir no carro ou no ônibus, basta um fone de ouvido.

Escolha um tópico que lhe interessa e ouça o podcast várias vezes até compreender o conteúdo. Sim, o mesmo podcast. Anote as palavras que não entender e olhe no dicionário quando puder.

A repetição é indispensável para o desenvolvimento de uma conversa eficaz.

7. Assuma riscos

Não sabe exatamente como escrever ou pronunciar uma palavra? Você tem medo de se aproximar de alguém de fora e começar uma conversa? Se você não tentar, não saberá qual é sua capacidade real.

Então arrisque-se. Você pode, inclusive, explicar que ainda está aprendendo. Isso vai quebrar o gelo e ainda vai dar liberdade para a outra pessoa te ajudar a melhorar pronúncia e gramática.

8. Não fique neurótico

Fale um pouco errado, tenha um sotaque. Isso não é um problema. Todo mundo tem um pouco e isso não impede uma comunicação clara e eficaz.

9. Pense no seu futuro

Dominar o inglês faz com que você tenha novas perspectivas e trace novos planos. Melhor trabalho, viagens internacionais, intercâmbio. Desejar uma nova vida pode ajudá-lo a manter o foco!

10. Pesquise sobre cursos de inglês à distância

Os cursos presenciais de inglês muitas vezes necessitam de um investimento financeiro maior, o que impossibilita que muita gente possa realizá-los. A tecnologia, entretanto, ampliou as possibilidades de quem quer realmente aprender.

Os cursos à distância possuem custos mais baixos, material didático online e possibilitam que você faça as aulas de qualquer lugar.

A English Live, por exemplo, é possivelmente o curso online mais conhecido no Brasil e conta com professores nativos, alunos estrangeiros e mensalidade a partir de R$ 149. Algumas modalidades, como inglês para viagem tem opções a partir de R$ 59 mensais.

A English Live vale a pena também porque oferece diploma para os alunos, o que pode ser necessário caso você vá concorrer a uma vaga de emprego, a uma bolsa de pesquisa ou trabalho em intercâmbio.

Uma das maiores vantagens das aulas de inglês online é a capacidade de participar de aulas que atendam ao seu nível atual, tirar dúvidas com professores especializados e conversar com outros alunos. Você também pode assistir às aulas quantas vezes você quiser.

Para dar aquele empurrãozinho no seu processo de aprendizagem de inglês, a Big Tester te oferece 50% de desconto na English Live. Bom neh? Então não perca tempo, acesse o site para conhecer mais sobre o sistema e faça sua inscrição.

Cadastre-se também no Big Tester! Você pode ganhar outros produtos de outras marcas que você já conhece, ou deseja conhecer, apenas respondendo algumas perguntas.

Cadastre-se agora

Comece a se divertir e a trocar seus pontos com a gente.