Confira programação infantil em SP GRATUITA e aproveite a cidade com os pequenos

Visitar museus, andar de bike pela cidade, ver bichos inusitados. Essas são apenas algumas das opções da programação infantil em São Paulo gratuita. As dicas incluem passeios que podem ser feitos nos finais de semana e outros durante a semana.

São Paulo é conhecida por ter uma infinidade de opções de lazer – sejam elas culturais, esportivas ou gastronômicas. Mas você tem um filho e quer fazer um programa diferente sem gastar dinheiro. 

Saiba que é possível e encontramos várias opções muito interessantes que você, adulto, vai curtir tanto quanto a sua criança. 

Veja abaixo uma lista com XX dicas de lugares IMPERDÍVEIS! A atração pode variar em alguns lugares, mas em todos eles você pode ir de graça o ano todo

Programação infantil SP gratuita: Você vai querer fazer TUDO

Museu de Zoologia da USP

Imagine ver uma réplica do dinossauro gigante Tapuiassauro de 11 metros de comprimento e 7 metros de altura e outra do Carnotauro de 7 metros de comprimento e 3 metros de altura?

Um programa e tanto para seu pequeno, não é mesmo? Para conferir de perto, é só ir até o Museu de Zoologia da USP. 

 Programação infantil sp gratuito - museu usp

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ele possui umas das maiores coleções do mundo de animais empalhados e preservados na forma da pele e uma biblioteca com mais de 70 mil itens de acervo, entre títulos de periódicos, teses e mapas.

Localizado em um casarão no bairro Ipiranga, lá também é possível ver de perto representantes da fauna – anfíbios, répteis, peixes, aves, mamíferos e os invertebrados como crustáceos, corais e moluscos.

Bike Kids pela cidade

Passear pelas ruas de São Paulo dentro de um trailer grafitado que é puxado por uma bike. Acha que seu baixinho vai curtir?  Essa é outra dica da programação gratuita infantil de SP: o bike kids. 

O trailer transporta crianças de até 8 anos de idade num passeio audioguiado por pontos turísticos de São Paulo, como:

  • Casa das Rosas
  • Escola Estadual Rodrigues Alves
  • Av. Brigadeiro Luis Antônio
  • Edifício Gazeta
  • FIESP
  • MASP
  • Palacete Franco de Mello
  • Conjunto Nacional

O tour circula aos domingos em dois horários. Os pais vão juntos nessa aventura, para cada criança inscrita uma bicicleta padrão é reservada para o acompanhante pedalar junto.

As inscrições devem ser feitas no site e é indicado que o participante esteja no ponto de encontro com 30 minutos de antecedência do horário agendado. 

O passeio é gratuito, porém é solicitado que cada participante contribua com uma doação de 2Kg de alimento não perecível que serão doados a instituições que auxiliam famílias carentes.

Você leva o pequeno pra se divertir e de quebra ensina um pouco de cidadania pra ele. 

Trilhas na natureza

Se o seu filho tem ainda mais energia para gastar e gosta de uma aventura, uma ótima dica é fazer a trilha ao Pico do Jaraguá. Ele faz parte do Parque Estadual do Jaraguá, considerado um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da Região Metropolitana de São Paulo.

Com 1.135 metros de altitude, lá de cima é possível ter uma visão 360 graus da cidade e observar as Rodovias Anhanguera, Bandeirantes e a Serra do Mar.

Durante a trilha, macaquinhos vem cumprimentar os trilheiros e dá para observar também espécies nativas e exóticas da flora como o palmito-juçara, a paineira, o jatobá, as orquídeas e também da fauna como o tucano de bico verde, o pica-pau branco, o quati e jabutis. 

A Trilha do Pai Zé é a única que leva até o pico e possui 3600 metros de percurso (ida e volta). Ela é indicada para maiores de oito anos. 

Existem outras opções de trilhas no parque também:

  • Trilha do Silêncio – Com 828 metros de percurso (ida e volta), ela é assim chamada por conta da densa vegetação que possui o que abafa o som vindo das rodovias. Indicada para todas as idades, também é adaptada para visitantes com deficiência física ou mobilidade reduzida.
  • Trilha do Lago – Para quem quer apenas uma rápida caminha, essa possui um quilômetro contando ida e volta. Ela forma um circuito de paralelepípedos ao redor do lago. Indicada para crianças de 8 a 11 anos.
  • Trilha da Bica – Como o próprio nome diz, essa trilha leva o visitante até uma bica d’água. O percurso é de 1.500 metros (ida e volta), sendo indicado para maiores de oito anos.

O parque oferece ainda uma boa estrutura para a prática de esportes, com pista de skate, quadras poliesportivas, playground, lago e uma extensa área para piquenique.

Esportes radicais 

Se o seu pequeno adora adrenalina e você consegue controlar o coração ao vê-lo se arriscando nos esportes, então o Centro de Esportes Radicais será o lugar perfeito para vocês se divertirem em uma tarde de sol. 

O Centro possui uma minirampa para iniciantes no skate, um espaço com vários obstáculos para a prática do parkour, um campo de beisebol, um ginásio de sumô e uma incrível pumptrack:

programação infantil sp gratuita minirampa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Hypeness 

A pumptrack circuito em piso asfáltico para BMX, skate e patins. Nela pode se aventurar entre saltos e curvas de velocidade. Os obstáculos para salto são divididos em três níveis: iniciante (com 100 metros lineares), intermediário (com 130 metros lineares) e avançado (com 220 metros lineares).

Filme gratuito no CineSesc

Se você não quer muita agitação, uma dica de programação infantil em SP gratuita é levar seu pequeno para um sessão de filme do Cineclubinho, no CineSesc. 

Todos os domingos, às 11h, as crianças podem assistir a um filme no CineSesc e também participar de atividades interativas com os monitores no Espaço Brincar, durante a sessão do Cineclubinho.

Uma outra dica é chegar cedo, os ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes.

Maratona infantil no MIS

Todo mês acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS) a maratona infantil: é um dia inteiro de brincadeira para a garotada. A programação varia para cada edição, mas sempre conta com oficinas, filmes, brincadeiras e até shows.

Os ingressos começam a serem entregues 1h antes. Então é bom chegar com antecedência para ter mais chances de entrar.

Parada para leitura

Você sabia que o Parque Villa-Lobos possui uma biblioteca de 4 mil metros quadrados e mais de 15 mil títulos? 

Além disso possui uma programação intensa com apresentações teatrais e musicais, exposições, saraus, contação de histórias, mediação de leitura, cursos, oficinas e encontros com escritores. Ufa!

Depois de uma programação cultural ainda vai sobrar energia para brincadeiras no Parque. Não é demais?

Museu do Catavento

Tocar um meteorito de verdade, conhecer o corpo humano por dentro, encontrar Gandhi em uma escalada ou entender como funciona um gerador de energia. Essas são algumas das possibilidades do Museu do Catavento.

Se você está procurando uma programação infantil em SP gratuita durante a semana, pode aproveitar o Museu Catavento às terças-feiras quando a entrada é gratuita para qualquer pessoa. 

➤ Dica extra! Diversos museus em São Paulo possuem entrada gratuita às terças-feiras, como o Museu do Futebol que é outra ideia de programação infantil em SP gratuita. Vale ficar de olho! #FicaDica 

Zoológico de SP

Ver de pertinho animais que não costumam fazer parte da nossa rotina pode ser algo incrível para a criançada. No Zoológico de SP, mais de 250 espécies de animais estão em exposição por quase 4 km de alamedas. 

Crianças até 5 anos não pagam a entrada no Zoológicos, porém, para outras modalidades como Mundo Dinossauro, Portal Safari e Zoo Safari a entrada é gratuita apenas para crianças com até 3 anos de idade.

Quer economizar ainda mais no seu orçamento? Conheça a BigTester, um site online no qual você pode conseguir amostras grátis de grandes marcas como Vanish, Dove, Kopenhagen e receber em sua casa sem pagar nada por isso! 

Cadastre-se e saiba mais!