10 dicas práticas de como aprender inglês de forma rápida e fácil

Falar outro idioma é essencial para garantir um bom emprego nos dia atuais. Dominar o inglês, principalmente, a língua mais falada do planeta, é garantir novas possibilidades de crescimento pessoal e profissional. Veja no artigo como aprender inglês de forma rápida e garantir o seu diferencial no mercado de trabalho.

Ao contrário do que muita gente pensa, o inglês é uma língua simples e fácil de ser absorvida. O idioma possui uma gramática prática e possibilita, por si só, o aprendizado rápido e eficiente. É uma língua descomplicada e simplificada.

Mas nem sempre é possível conciliar a rotina de estudos com as tarefas diárias que desempenhamos, não é mesmo?

Você já se matriculou em cursinhos e desistiu no meio do caminho? Ou ainda,  já tentou estudar inglês sozinho e desistiu, e se sentiu culpado depois? Você não está sozinho!

Se você se identifica com algumas das situações acima, saiba que nem tudo está perdido. Há diversas formas de aprender a língua inglesa sem se auto sabotar no meio do processo.

É possível, sim, aprender inglês de forma rápida e prática em seu cotidiano e sem sobrecarregar  a sua agenda e seus horários de descanso. Continue lendo e descubra!

Como aprender inglês de forma rápida e eficiente?

Dedicar seu tempo ao estudo de inglês deve ser uma prioridade e gera retorno em menos tempo do que você imagina. Assumir o compromisso de estudar, todos os dias, um pouco, é uma das das estratégias que podem te levar a dominar o idioma sem perceber.

Confira agora uma lista com 10 dicas especiais preparadas para você que quer aprimorar e começar seus estudos em inglês.

1) Crie uma rotina de estudos

Para começar a ter mais rendimento em seus estudos, organize  sua rotina e dedique algum tempo exclusivo para isso. Circule na agenda “horário dedicado ao inglês”. O comprometimento é o primeiro passo para obter êxito em seu propósito.

Reserve os mesmos horários todos os dias em sua agenda. Pode ser 15 minutos após o almoço, 20 minutos antes de dormir ou ao acordar. Estudar com hora marcada faz com que você crie hábitos facilmente e seu corpo assimila o momento dos estudos. Funciona como um reloginho mesmo.

2) Escolha um lugar adequado

Nem sempre você conseguirá ter um lugar adequado para estudar todos os dias, mas quando for possível, destine um local da sua casa em que não será interrompido. Se você mora com mais pessoas, deixe avisado que está na hora do seu estudo e que não quer ser incomodado.

Se estiver em locais públicos ou no intervalo do seu trabalho, use fones de ouvido, mesmo que não esteja escutando música, seus colegas de trabalho vão entender que está imerso em seu mundo.

3) Estude todos os dias

É melhor você estudar 5 minutos por dia, todos os dias da semana, do que estudar, por exemplo, muitas horas apenas por um dia. Criar a rotina diária contribui para que o novo idioma esteja presente em seu cotidiano.

Começar com muitas horas de estudo pode fazer você desistir no primeiro dia. Aumente gradualmente o tempo.

4) Insira o novo idioma em sua vida

Cole post-its pela casa,  escreva as palavras de cada objeto em inglês e cole em cima de cada um. Assim você assimila com facilidade o vocabulário. Mude a “opção de idioma” do seu celular, faça isso também com suas redes sociais e e-mails. Escreva bilhetes para você mesmo ou seus amigos. É uma forma de estudar e demonstrar carinho.

5) Faça perguntas

Se você tem um professor, fique atento para fazer perguntas e tirar todas as suas dúvidas. Mas, se não, pergunte a um amigo fluente, todo mundo conhece um amigo que arrasa no inglês.

Pergunte, sem rodeios, o que precisar.  É uma forma de vocês praticarem juntos a conversação e entrarem em contato com a cultura do idioma de uma forma mais profunda.

Convide seus amigo para um café e, juntos, criem um ambiente como se estivessem em um país de língua inglesa. Estabeleçam a regra de evitar falar o português.

Outra dica é marcar pontos: cada vez que alguém falar em português perderá um ponto, assim podem apostar quem irá pagar a conta do café.

6) Planeje uma viagem

Realizar uma viagem para países de língua inglesa é insubstituível. Quando você está em locais desconhecidos é forçado a se comunicar de forma eficiente com os nativos.

É uma oportunidade de conhecer melhor a cultura do idioma, conhecer pessoas, seus pensamentos e comportamentos em um lugar diferente do que está acostumado.

Além de aprimorar sua conversação, você desenvolve a capacidade de se comunicar de forma eficiente além das palavras. De quebra, ganha segurança na pronúncia e motivação para aprimorar os estudos quando retornar ao seu país de origem.

Se tiver a oportunidade, permaneça pelo menos três meses no exterior.

7) Faça um curso online

Mesmo que você esteja empenhado em sua rotina de estudos, há dias que são desafiadores e a procrastinação toma conta de gente. Para evitar esses dias, um curso online  pode ser um gás a mais para você continuar com seus objetivos.

Os cursos online oferecem várias possibilidades de interação, métodos de ensino dinâmicos que quebram com a monotonia durante o processo de aprendizado. Existem portais que possibilitam interação entre os alunos, acesso a conteúdos exclusivos e aulas preparadas focadas em objetivos específicos.

Para quem quer avançar o nível do inglês, é uma ótima oportunidade de se qualificar e certificar tudo o que está aprendendo. Além disso, os cursos oferecidos online podem ser uma ótima opção para esclarecer dúvidas e obter o suporte de excelência sem sair de casa.

8) Use aplicativos de idiomas

Uma ótima dica de como aprender inglês de forma rápida são os aplicativos. Hoje em dia, existem vários apps criados para praticar idiomas. Todos estão disponíveis para Android e IOS e são bem simples de baixar.

Alguns possuem plataformas com ensino avançado e que permitem ao usuário avaliar como está seu nível de conhecimento. É uma ótima solução para quem quer ampliar o vocabulário.

Os aplicativos possuem recursos diversos com pontuações e bônus, funcionam como se fossem jogos: a cada nível que é conquistado você libera novos recursos. O aprendizado fica mais divertido e criativo. Os recursos são inusitados e os métodos de memorização são o forte do método.

9) Assista a vídeos

Há vários tipos de vídeos em diversas linguagens disponíveis na internet. É uma opção acessível, fácil e descontraída para dias que você estiver preso no trânsito, por exemplo. Deixe os vídeos carregados e prepare o fone para aprender mais um pouco em seu dia a dia.

Para facilitar sua memorização, tenha sempre com você um caderno de anotações para garantir que nenhuma informação será esquecida. Escrever o que se ouve é uma forma de reforçar o conteúdo que está absorvendo.

Veja um exemplo abaixo:

10) Escute as músicas que você ama em inglês

A última dica é para sair da rotina de estudos e se divertir aprendendo! Escolha as músicas que tocam o seu coração e faça uma playlist especial com o nome “aprender inglês”. Escolha uma música por semana para que possa ouvir cada parte dela com atenção.

Ouça as primeiras vezes sem pretensão. Na segunda vez em que ouvir, preste atenção nas palavras que compreende e anote em um caderno. Na terceira, tenha como desafio compreender mais palavras e tente colocar no papel, e assim por diante.

Por fim, anote as palavras que desconhece e procure o significado no dicionário. É importante anotar todas as novas palavras adquiridas para que, assim, grave com rapidez como se escreve. Por último, cante sua música favorita em inglês!

Viu como aprender inglês de forma rápida não é nenhum bicho de sete cabeças? É só buscar autonomia na hora de estudar e priorizar uma rotina que se encaixe com a sua personalidade e propósitos, assim você mantém a motivação e aprende cada vez mais.

Ah…e não se esqueça de aproveitar as plataformas disponíveis online, para otimizar seu aprendizado. O Big Tester tem a opção ideal para você!

Além disso, no  Big Tester você também ganha pontos para trocar por vários outros produtos apenas respondendo a algumas perguntas. O passo a passo é simples:

  • cadastrar-se gratuitamente;
  • responder a perguntas sobre seu perfil de consumidor (não pedimos dados bancários ou cartão de crédito);
  • acumular pontos e trocar pelos produtos de sua preferência.

Não é sorteio! Quanto mais você responder, mais acumula pontos e mais produtos pode resgatar.

Entre as marcas e produtos estão Heineken, Vanish, Dove, Quem Disse Berenice?, Sensodyne e muito mais.

Cadastre-se agora e comece a se divertir e a trocar seus pontos com a gente.