Saiba como comprar passagem com milhas em 3 passos [+ 6 dicas para acumular milhas]

Fazer aquela viagem planejada pode parecer um sonho impossível, principalmente para quem anda com o orçamento apertado. Mas, sabia que até os seus gastos podem ajudar a levá-lo ao destino desejado? Confira no artigo como comprar passagem com milhas e ter as férias dos sonhos!

Você utiliza cartão de crédito? Se sim, então já ouviu falar que ele possui programas de fidelidade e que suas compras geram uma pontuação para ser trocada por vantagens, descontos, produtos, etc. Pois bem, esses pontos também podem virar passagens de avião para sua tão sonhada viagem!

As milhas têm a mesma ideia do acúmulo de pontos em um programa de fidelidade dos cartões, ou seja, você acumula uma quantidade definida de milhas com base em quanto você gasta ou, no caso dos programas das companhias aéreas, do quanto você voa, e aí pode usá-las para comprar passagens com bons descontos.

Veja com mais detalhes o que são milhas e pontos nesse vídeo do canal “Me Poupe”:

E quanto vale uma milha de cartão de crédito? O valor pode variar de acordo com a instituição financeira do seu cartão. Por exemplo, considerando o valor médio de 0,02 centavos de dólar por milha aérea, se você tiver 10.000 milhas, terá $ 200 em recompensas.

O fato é que se você souber usar um programa de milhas da melhor maneira, vai economizar muito dinheiro em suas viagens, muitas vezes usando a sua vantagem de saber como comprar passagem com milhas e não pagar nada pelo traslado.

Outra vantagem é que hoje você pode até ganhar dinheiro vendendo suas milhas. Alguns sites realizam esse “comércio de milhas”, facilitando o contato entre pessoas que não têm milhas e querem viajar e aquelas que têm milhas mas não podem viajar.

Está vendo como pode ser fácil viajar mesmo com o orçamento pequeno! Então continue lendo e aprenda definitivamente como comprar passagem com milhas e nunca mais ficar triste por não conseguir colocar o pé na estrada, ou melhor, nos ares!  

Como comprar passagens com milhas para viajar?

Os brasileiros estão cada vez mais aderindo aos programas de fidelidade e acumulando milhas para viajar.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), só no primeiro trimestre de 2018 os cadastros em programas cresceu 25%, chegando aos 115 milhões.

Ainda de acordo com a Abemf, 75,8% das milhas acumuladas por usuários retornam às companhias, através de novas passagens aéreas, já os outros 24,2% são para a aquisição de produtos ou serviços.

Ou seja, é um mercado em alta e seguro. Além disso, comprar passagens aéreas com milhas é um processo bem simples. Veja como fazer em 5 passos:

1. Cadastre-se no programa de fidelidade do seu cartão

Se você já tem um cartão de crédito, então o primeiro passo para comprar passagem com milhas é se cadastrar no programa de fidelidade. Assim, você ganha pontos toda vez que utilizá-lo e pode trocá-los por prêmios ou transferir para o programa de fidelidade das companhias aéreas parceiras.

Ao se cadastrar, esteja atento ao regulamento do programa de fidelidade do seu cartão de crédito, procurando conhecer os detalhes:

  • quais são as regras,
  • quais as companhias aéreas parceiras,
  • maneiras de acumular mais pontos (como promoções de ponto em dobro, por exemplo),
  • prazo de validade dos pontos, pois isso é essencial para não desperdiçá-los.

A partir daí, tudo o que você compra no cartão conta para pontuar: mantimentos, gás, roupas, restaurantes, etc. Entretanto, é importante ressaltar que outras transações, como transferências de saldo por exemplo, não contam para receber pontos, apenas compras.

Confira nesse vídeo como usar os pontos do cartão de crédito:

O mais importante é que os seus pontos possam ser transferidos para um programa de milhagem mais completo como o Smiles ou Mutiplus, sobre os quais falaremos com mais detalhes no próximo tópico.

Para isso você deve:

  • verificar se seu cartão é parceiro de algum desses programas;
  • conferir as regras para participação;
  • transferir as milhas para o portal escolhido.

A maioria das administradoras de cartão de crédito possuem em seu site uma página voltada para o programa de benefícios, na qual ensinam como cadastrar o cartão de crédito para ganhar milhas.

A Visa, por exemplo, tem o Vai de Visa.

E o Mastercard o programa Surpreenda.

Depois que o seu saldo for postado no programa de milhagem, você poderá trocar suas milhas por voos gratuitos. O número de milhas que você precisa ter para uma passagem vai depender:

  • da companhia aérea escolhida;
  • do destino escolhido;
  • do tipo de cabine escolhido: executiva, econômica ou classe A.

Se deseja acumular milhas com suas compras, é interessante pesquisar qual cartão de crédito oferece a melhor proposta. Para isso, acesse o artigo: “Qual o melhor cartão de crédito para acumular milhas? | GUIA”.

2. Escolha um programa de milhas

Como vimos no tópico anterior, para ter mais opções de como gastar seus pontos você vai precisar escolher um programa de milhas para participar. Essa deve ser uma escolha feita com cuidado já que envolve companhias aéreas para voar com frequência.

Entre os principais programas brasileiros estão:

  • Multiplus (TAM)
  • Smiles (GOL)
  • Tudo Azul (Azul)
  • Amigo (Avianca)

Confira nesse vídeo algumas dicas do que levar em conta na hora de escolher seu programa de fidelidade:

Nesses programas, você acumula pontos em cada viagem que realiza, cada trecho percorrido vale uma quantidade específica de milhas ou pode transferir os pontos ganhos nos programas das operadoras de cartões de crédito parceiros.

Vale lembrar que voos comprados com milhas não acumulam milhas.

Além disso, cada companhia aérea tem regras próprias para comprar voos com as milhas acumuladas. É preciso se atentar às especificidades de cada um para não errar na hora de escolher.

Pesquise bem sobre os programas antes de fazer sua escolha. Visite o site de cada um deles e veja quais as condições oferecidas e quais são as companhias aéreas parceiras, já que elas serão as suas opções na hora de comprar passagens com milhas.

3. Como Comprar Passagens com Milhas

Após escolher em quais programas de fidelidade se cadastrar, seja da operadora do cartão ou companhia aérea e usá-los para acumular milhas, chegou a hora de comprar sua passagem.

Para adquirir seu bilhete, você deve:

  • entrar no site do seu programa de milhagem,
  • escolher o destino,
  • ver quantas milhas ou pontos são necessários,
  • efetuar a compra.

É possível comprar voos em nome de qualquer pessoa, não somente do titular das milhas.

O processo é o mesmo de quando você compra no site de uma companhia aérea, a diferença é que você paga com milhas e não com dinheiro:

  • Primeiro, você busca o voo ideal para você. Para isso, preencha os espaços em branco do simulador de preços com informações sobre o seu destino e datas da viagem;
  • depois disso, o sistema mostra os principais trechos operados dentro das informações que disponibilizou. O legal é que você também consegue ver quando compensa fechar negócio direto com as companhias aéreas, em dinheiro;
  • no próximo passo você confere se o voo selecionado está com as informações corretas e garante que os seus dados pessoais não tenham erros de digitação;
  • por último, realiza o pagamento com suas milhas. Após a  confirmação do pagamento, você recebe por e-mail a confirmação da compra junto com o código localizador da sua passagem.

A quantidade de milhas necessárias para trocar por passagens não é fixa, mesmo dentro de uma mesma empresa, e são vários os fatores que influenciam. De modo geral, as principais variáveis são:

  • o destino escolhido,
  • a época da viagem (alta temporada exige mais milhas),
  • a antecedência da compra da passagem (quanto antes você comprar, menos milhas serão necessárias).

A taxa de embarque é cobrada à parte, mas em alguns programas, como o Smiles por exemplo, você também pode usar milhas para comprar.

Como acumular milhas?

Agora você já sabe que para comprar passagem com milhas você precisa:

  • participar de programas de fidelidade do cartão de crédito,
  • participar de programas de milhas,
  • acumular pontos e transformá-los em passagens aéreas.

Mas, afinal, como conseguir acumular milhas? Veja algumas dicas a seguir:

1) Pague tudo com o cartão

Consultores e especialista recomendam sempre utilizar o cartão de crédito ao invés de débito ou dinheiro para conseguir acumular mais milhas.

Portanto, pague suas despesas mensais no cartão de crédito, incluindo contas como água, luz e até mesmo pequenos gastos diários como, por exemplo, padaria, restaurante, supermercado, etc.

Durante o ano, o valor dessas despesas vai ajudá-lo a acumular um bom número de milhas e pode render as passagens da tão sonhada viagem.

Mas, tenha cautela! Use seu cartão com consciência para não extrapolar os gastos, procure se organizar para ter controle sobre suas finanças. Afinal, ninguém merece viajar cheio de  dívidas e ainda pagando juros de crédito rotativo, não é mesmo?

Confira no vídeo abaixo como viajar de executiva ganhando pouco:

2) Opte por empresas parceiras dos programas de fidelidade

Muitas empresas são parceiras dos programas de fidelidade ou possuem programas próprios e te ajudam a acumular pontos utilizando seus serviços ou produtos. Procure saber quais são e opte por elas sempre que possível.

A Multiplus, por exemplo, tem parceria com hotéis, que a cada R$1 em reserva você ganha 8 milhas ou pontos.

O KM de Vantagens é outro exemplo, um programa de acúmulo de pontos do Posto Ipiranga, que converte os pontos acumulados em milhas aéreas. Confira detalhes desse programa de fidelidade no vídeo abaixo:

Além desses, algumas grandes redes de lojas e outros serviços na área do turismo, como aluguel de carro e hospedagem, também dão pontos ou milhas para seus clientes.

O segredo é ficar atento aos programas de milhas disponíveis no mercado e suas redes parceiras e saber identificar o ideal para seu perfil. Ou seja, aquele que vá render mais possibilidades de acumular milhas dentro do seu estilo de vida.  

3) Aproveite as promoções

Fique atento às promoções dos programas de milhagem. Ao longo do ano surgem oportunidades de ganhar milhas em dobro. Por exemplo: “ganhe o dobro de milhas transferindo a partir de 10mil pontos do seu cartão de crédito”.

Acumular bastante pontos no seu cartão e aproveitar quando surgir uma promoção desse tipo pode ser bem vantajoso e ajudar muito na hora de comprar passagens com milhas.

4) Prefira voos com conexão

Como você acumula milhas por trecho voado, em voos com conexões seus pontos podem até dobrar. Ou seja, principalmente para quem viaja muito, o ideal é dar preferência aos voos com conexão do que aos voos diretos.

5) Seja fiel a um programa

Distribuir seus pontos entre vários cartões e companhias aéreas diferentes não vai ajudá-lo a acumular milhas. É essencial ser fiel a um programa para conseguir juntar uma quantidade suficiente de pontos e comprar passagem com milhas.

6) Cuidado para não perder suas milhas!

Ok, agora você já sabe como acumular milhas e como comprar passagem com milhas! Mas, sabia que você pode perdê-las?

Na maioria dos cartões, suas milhas expiram caso não sejam resgatadas no período estipulado pelo programa. Portanto, fique atento a esse prazo!

Suas milhas do cartão de crédito também podem ser removidas mesmo depois de adicionadas à sua conta. Por exemplo, no caso do cancelamento de uma compra, as milhas serão estornadas.  

Outro caso é se atrasar o pagamento da fatura ou se sua conta não estiver mais em situação regular. Por isso, se deja acumular milhas, é importante manter os pagamentos em dia.

Confira mais dicas para acumular milhas no vídeo abaixo:

Não pode viajar, venda suas milhas!

Agora, vamos supor que você tenha se cadastrado nos programas de fidelidade e conseguido acumular milhas suficientes, mas não pode viajar. Uma alternativa super rentável pode ser vender suas milhas.

O mercado de compra e venda de milhas já movimenta mais de R$ 500 milhões por ano, segundo estimativas de empresas do segmento, com diversos sites especializados nesse comércio, como o HotMilhas, a 123 Milhas e o MaxMilhas.

As transações são realizadas com base em cotações diárias e o cálculo é feito considerando a oferta e a procura por lotes de pontos registrados nos programas das companhias aéreas.

Esses sites realizam basicamente duas operações: compram milhas vendidas pelo consumidor ou utilizam o estoque de milhagem acumulado para emitir bilhetes aéreos mais baratos que os vendidos pelas companhias.

Para vender suas milhas na MaxMilhas, por exemplo, o processo é o seguinte:

  • o cliente define o valor a cobrar pelas milhas;
  • a oferta do cliente é analisada pelo site;
  • suas milhas são anunciadas no site;
  • após finalizada a venda, o valor das milhas entra na conta em até 20 dias.

Embora não aceita pelos programas de fidelidade, não existe previsão legal no Código de Defesa do Consumidor que proíba a compra e venda de pontos.

Mas é preciso ficar atento e escolher uma empresa séria para negociar, já que o modelo da operação dos sites exige login e senha do programa de milhagem para fazer o resgate dos pontos.

O ideal é sempre verificar a reputação da empresa escolhida no mercado, bem como as avaliações de usuários em redes sociais e outros portais, como o Reclame Aqui.

No vídeo abaixo você confere como fazer renda extra com milhas e ainda comprar passagem aérea mais barata:

Além de aprender como comprar passagem com milhas, você também pode economizar uma grana para suas viagens ganhando produtos grátis das suas marcas favoritas e daquelas que você quer conhecer.

No site da Big Tester você ganha pontos para trocar por produtos apenas respondendo a algumas perguntas. O passo a passo é simples:

  • cadastrar-se gratuitamente;
  • responder a perguntas sobre seu perfil de consumidor (não pedimos dados bancários ou cartão de crédito);
  • acumular pontos e trocar pelos produtos de sua preferência.

Não é sorteio! Quanto mais você responder, mais acumula pontos e mais produtos pode resgatar.

Entre as marcas e produtos estão Heineken, Vanish, Dove, Quem Disse Berenice?, Sensodyne e muito mais.

Cadastre-se agora e comece a se divertir e a trocar seus pontos com a gente.