Aprenda como economizar dinheiro em um ano com 7 dicas práticas

Quem nunca teve aquele pensamento: nossa, preciso juntar dinheiro. Às vezes nem sabemos pra quê, só sabemos que é necessário. Na sequência já vem a outra pergunta: Mas como economizar dinheiro em um ano, por exemplo?

Às vezes, a parte mais difícil de economizar dinheiro é apenas começar. Uma vez que você entende tudo que deve fazer, como organizar seus gastos e estipular metas, essas ações se tornam parte do seu dia dia e fica mais fácil ver o dinheiro no fim do mês.

De acordo com uma pesquisa feita pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) , apenas 1 a cada 5 brasileiros guardou o dinheiro que economizou.

A maioria dos entrevistados (75%) não fez nenhum tipo de economia, segundo o estudo. Aqueles cuja receita é baixa consegue guardar menos, só 15% dos entrevistados das classes C, D e E guardaram parte do salário em janeiro. Já entre os consumidores das classes A e B, esse percentual chegou a 32%.

Se você chegou até este artigo é porque quer fazer parte do grupo minoritário que consegue guardar algum dinheiro no fim do mês, aprendendo como economizar dinheiro em um ano.

Uma das melhores maneiras de fazer com que sobre dinheiro é definindo uma meta. Além do tempo de um ano, pense também no motivo que te faz querer economizar: pode ser para seu casamento, suas férias ou para a aposentadoria.

Em seguida, descubra quanto dinheiro você precisará.

As dicas abaixo sobre como economizar dinheiro em um ano pode ajudá-lo a desenvolver um plano simples e realista para economizar em suas metas, sejam elas grandes ou pequenas.

Como economizar dinheiro em um ano: 7 dicas

1) Grave suas despesas

O primeiro passo para poupar dinheiro é descobrir quanto você gasta. Acompanhe todas as suas despesas. Isso significa saber tudo que você gasta “tintin por tintin”. Desde o cafezinho até o parcelamento do carro.

Depois de ter seus dados, organize os números por categorias, como gás, supermercado e aluguel, por exemplo. Depois totalize cada item. Considere usar seu cartão de crédito ou extratos bancários para ajudá-lo com isso.

Muitos cartões categorizam automaticamente suas transações. Mas se pagou no dinheiro, guarde a notinha. Essa é uma dica importante sobre como economizar dinheiro em um ano porque vai te ajudar a ter um controle maior dos gastos.

Depois de ter uma ideia do quanto gasta em um mês, você pode começar a organizar as despesas dentro do seu orçamento.

A ideia é descrever como suas despesas correspondem à sua renda para que você possa planejar seus gastos e limitar os gastos extras.

Além de suas despesas mensais, inclua despesas que ocorrem regularmente, mas não todos os meses, como a manutenção do carro.

2) Planeje seus gastos

Agora que você fez um orçamento, crie uma categoria de economia dentro dele. Tente economizar de 10 a 15% de sua renda. Se suas despesas são muito altas e você não economizar essa quantia, pode ser hora de cortar alguns gastos.

Para fazer isso, identifique itens que não são essenciais, aqueles que você pode gastar menos, como entretenimento e refeições, por exemplo. Encontre maneiras de economizar também em suas despesas mensais fixas.

Dica extra de como economizar dinheiro em um ano: considere o dinheiro que você coloca na poupança como uma despesa regular, semelhante à quantia separada para supermercado. Isso vai reforçar os bons hábitos de poupança.

3) Entenda suas prioridades

Depois de avaliar suas despesas e receitas, provavelmente seus objetivos terão o maior impacto sobre como você aloca suas economias.

Lembre-se das suas metas de longo prazo. Porém, é importante que o planejamento de uma aposentadoria não atrapalhe as necessidades de curto prazo.

Saiba como priorizar suas metas de economia para ter uma ideia clara de onde começar a economizar. Por exemplo, se você sabe que precisará substituir seu carro em um futuro próximo, poderá começar a economizar dinheiro agora.

4) Escolha as ferramentas certas

Hoje em dia existem diversos aplicativos que ajudam a controlar as finanças, como Guia Bolso que separa as suas despesas para você deixa tudo guardado.

Uma boa dica sobre como economizar dinheiro em um ano é escolher esse tipo de app como aliado, dessa forma você além de economizar dinheiro também economiza tempo.

5) Saiba onde investir

Uma vez que você está aprendendo como economizar dinheiro em um ano é importante também que a quantia economizada não fique parada.

Escolher alguma aplicação, como tesouro direto, que faça-a render te ajuda a atingir a meta mais facilmente.

Dica extra de como economizar dinheiro em um ano: você não precisa escolher apenas um tipo de aplicação. Veja atentamente todas as suas opções e considere coisas como equilíbrio de mínimos, taxas e taxas de juros para que você possa escolher o mix que o ajudará a economizar para seus objetivos.

No vídeo abaixo você tem mais dicas sobre onde você pode investir e com quanto começar, por exemplo no tesouro direto.

6) Acompanhe o crescimento das suas economias

Revise seu orçamento e verifique seu progresso todos os meses. Isso não apenas ajudará você a manter seu plano de economia pessoal, mas também ajudará a identificar e corrigir problemas rapidamente.

Essas maneiras simples de economizar podem até inspirar você a economizar mais dinheiro todos os dias e atingir suas metas mais rapidamente.

7) Procure ofertas e amostras grátis

Economizando em produtos, seja com cupons de ofertas ou com recebimento de amostras grátis já ajuda bastante a salvar um dinheirinho nas contas do fim do mês. E isso impactará no seu plano de economia.

O Big Tester é uma outra dica de como você pode economizar dinheiro em um ano. Isso porque nesse site você pode ganhar vários itens desde produtos de limpeza e até mesmo chocolates. O passo a passo para se inscrever é simples:

  • cadastrar-se gratuitamente;
  • responder a perguntas sobre seu perfil de consumidor (não são solicitados dados bancários ou cartão de crédito);
  • acumular pontos e trocar pelos produtos de sua preferência.

Quanto mais você responder, mais pontos acumula e mais produtos pode resgatar. O site não faz sorteios!

Entre as marcas e produtos estão Kinder, Kopenhagen, Nutella, McDonald’s e muito mais.

Cadastre-se agora

Comece a se divertir e a trocar seus pontos.