Tempo livre? 8 dicas imperdíveis sobre como ganhar dinheiro nos finais de semana

Você trabalha a semana toda, mas ainda assim falta dinheiro no fim do mês? Está pensando em como ganhar dinheiro nos finais de semana e não sabe por onde começar? Passear com cachorros, ser guia turístico, tirar fotos, alugar seu carro, bike ou prancha, são algumas opções que podem te dar um troco extra. 

Hoje em dia tem se falado bastante em capitalismo consciente e economia colaborativa ou compartilhada. São temas super atuais e que têm transformado a economia global.

Essas práticas permitem que você encontre maneiras de como ganhar dinheiro nos finais de semana, mas além disso elas evitam o hiperconsumo e contribuem com a vida no planeta.

A economia colaborativa ou compartilhada é a concretização dessa nova percepção de mundo. Ela mostra que a população está mais consciente diante de problemas sociais e ambientais e que a divisão precisa substituir o acúmulo. 

Se você tem um quarto sobrando na sua casa, você pode alugá-lo pelo Airbnb. Tem um carro quer ganhar um dinheiro extra? Você pode ser motorista da Uber ou alugá-lo nos dias que não for utilizá-lo. 

Como ganhar dinheiro nos finais de semana em casa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Hypeness

Com esse novo pensamento existem várias empresas que facilitam o compartilhamento e a troca de serviços e objetos. Elas surgiram com ideias disruptivas e sempre fazem a ponte entre aqueles que precisam do serviços e os que os prestam. 

Dessa forma, tornam ainda mais fácil a forma de ganhar dinheiro nos finais de semana, por exemplo. E você ainda pode fazer algo que gosta bastante. 

A youtuber Júlia Mendonça dá 15 dicas para ganhar renda extra sem gastar nada:

Confira abaixo uma lista com todas as nossas dicas de como ganhar dinheiro nos finais de semana.

Como ganhar dinheiros nos finais de semana: 8 formas

1) Viaje e ganhe dinheiro

Se o seu negócio nos finais de semana é curtir uma praia ou ir pra montanha ou até mesmo visitar seus avós no interior, saiba que esta pode ser outra forma de ganhar dinheiro.

O Blablacar é um site de caronas que tem por objetivo principal reduzir os custos do usuário: tanto para o dono do carro como para quem está pegando a carona. 

Se você tiver espaço sobrando em seu carro na próxima viagem pode oferecer sua primeira carona. Basta se cadastrar, informar seus documentos e depois informar os detalhes da viagem, como horário e local da partida e da chegada e preço. O viajante paga diretamente ao proprietário do carro.

2) Alugue seus pertences

Você tem uma furadeira e ela fica mais parada no canto do que furando a parede? Tem uma bicicleta que já está ficando enferrujada na garagem? Tudo isso é dinheiro parado para o Rent for all.

Neste site é possível abrir uma loja virtual e colocar tudo o que você quiser para alugar ou vender. Basta fazer um cadastro e abrir sua loja. 

O site cobra 15% de comissão sobre cada transação para garantir a performance do site. Dessa forma, uma prancha de surf, por exemplo, é alugada por R$50 o dia, então, o site recebe R$0,35 pela transação. 

3) Cuide de um cachorro

Você ama cachorro, mas não pode ter um? Já pensou fazer algo que você gosta e de quebra ainda ganhar dinheiro? A DogHero é uma plataforma que une aquelas pessoas que precisam de uma ajuda com seu cãozinho e outras que estão dispostas a cuidar deles. 

Você pode escolher entre ser um anfitrião e receber o cachorrinho em sua casa por uma noite ou mais. Ou então você pode ser um passeador e ficar com ele apenas por algumas horinhas.

Para fazer parte da DogHero é necessário fazer um cadastro e fazer uma prova online. Depois seu perfil é analisado pela equipe e se você passar já pode começar a cuidar dos cachorrinhos. É você quem coloca o preço em seu serviço e uma porcentagem fica retida pela empresa. 

4) Seja um guia turístico

Passear pelas ruas da sua cidade, explorar pontos turísticos e… ganhar dinheiro! Se você é um amante do turismo e de programação cultural uma ótima dica de como ganhar dinheiro no fim de semana é levando um turista para conhecer os pontos mais badalados da cidade. 

O Rent a local friend te coloca em contato com amigos que estão viajando e querem dicas locais. Para fazer o cadastro basta colocar seus interesses por tipos de programas e gastronomia, por exemplo.  

Ele está disponível em diversas cidades do Brasil e você pode ser um amigo virtual ou amigo para passar o dia, nessa caso você acompanha seu novo amigo pela cidade. As definições dos passeios são negociadas entre usuário do site e o guia. 

É você quem orça seu serviço, mas o site cobra do turista uma taxa de 30% sobre esse valor.

Essas foram algumas dicas de como ganhar dinheiro no fim de semana por meio da economia colaborativa. Porém, existem muitas outras formas de monetizar algo que você sabe fazer bem. Veja outras outras maneiras:

5) Preste serviços gerais

O Getninjas é um aplicativo para contratação de serviços, como:

  • Assistência Técnica
  • Aulas
  • Autos
  • Consultoria
  • Design e Tecnologia
  • Eventos
  • Moda e Beleza
  • Reformas
  • Saúde
  • Serviços Domésticos

Se você se encaixa em algum desses tópicos acima, pode se cadastrar e começar a oferecer seus serviços. 

O aplicativo funciona assim: quando as pessoas solicitam determinado serviço, você recebe um alerta no celular conforme a região escolhida. Se quiser aceitar, você entra em contato com ela e combina o valor e todos os detalhes. 

6) Venda suas fotos

Se o seu hobby é tirar fotografias de todos os lugares por onde passa e se você tem o dom do olhar diferenciado, então é hora de começar a ganhar dinheiro no finais de semana com algo que você já faz. 

Bancos de imagens como Getty Images vendem imagens online e dão uma comissão para você, caso sua foto seja vendida. Para se cadastrar é preciso enviar de 3 a 6 trabalhos seus para serem analisados. Depois de aprovado você pode enviar imagens a hora que quiser. 

7) Venda seu artesanato online

Pessoas que têm o dom para fazer artesanato como caixinhas decoradas, roupas customizadas ou qualquer outro artigo que necessite de criatividade pode montar sua lojinha em sites e vender para todo o Brasil. 

Na Elo7 é possível se cadastrar e oferecer seus produtos. O site retém uma comissão pela venda e pelo frete.

8) Participe de pesquisas

Que tal aproveitar o fim de semana para economizar? Uma boa dica é responder pesquisas para conseguir amostras grátis.

Em sites como a Big Tester, você pode ganhar diversos produtos, não só de limpeza, mas até chocolates e cervejas. Ele é um site no qual você se cadastra e responde diversos tipos de pesquisa relacionadas ao seu perfil de consumo.

Com isso, você pode ganhar produtos das marcas que você já conhece ou deseja conhecer. O passo a passo para se inscrever no site é simples: 

  • cadastrar-se gratuitamente
  • responder a perguntas sobre seu perfil de consumidor (não pedimos dados bancários ou cartão de crédito);
  • acumular pontos e trocar pelos produtos de sua preferência. 

Quanto mais você responder, mais pontos acumula e mais produtos pode resgatar. O site não faz sorteios! 

Entre as marcas e produtos estão Kinder, Kopenhagen, Nutella, McDonald’s e muito mais.