Dicas de milhas: 7 principais maneiras de ganhar

Desde a sua primeira decolagem, há mais de 30 anos, os programas de milhagem passaram por tantas mudanças quanto a própria indústria de aviação. Por isso, ter algumas dicas de milhas na manga vai ajudá-lo a aproveitar melhor essa vantagem.

Embora ainda seja possível obter algumas recompensas importantes – ou perder tempo coletando pontos que você nunca usará -, os programas de hoje parecem muito diferentes dos de alguns anos atrás.

Uma grande mudança se concentra na forma como muitas companhias aéreas agora calculam suas recompensas.

Muitas vezes chamado de “modelo baseado em receita”, ele recompensa os viajantes pela quantidade de dinheiro que eles gastam, em vez das milhas que eles voam.

Em outras palavras, programas de milhagem estão se tornando programas onde gastar é a chave do negócio. Isso pode ser uma coisa boa ou ruim, dependendo do tipo de viajante que você é.

Se você costuma voar em classe econômica, é provável que você se beneficie menos do que antes. Por outro lado, apenas algumas viagens por ano em uma classe premium podem significar milhares de milhas adicionadas à sua conta.

Embora possa haver mais mudanças no horizonte, aqui estão algumas das melhores dicas de milhas.

Melhores dicas de milhas: como ganhar

1. Concentre-se em onde você voa

A maioria dos programas de milhagem é grátis para participação, então não há problema em inscrever-se em um grupo deles.

No entanto, é provável que você ganhe pontos suficientes para obter algo em troca se se concentrar em apenas algumas companhias aéreas que percorrem as rotas que você espera voar.

É melhor ter 100.000 pontos com apenas uma companhia do que ter dez companhias com 10.000 pontos em cada uma.

Observe também que os pontos podem expirar se sua conta permanecer inativa por um determinado período (geralmente 18 meses).

Portanto, você precisará monitorar qualquer conta que abrir para não arriscar perder suas milhas – outra razão para manter a quantidade de programas dos quais você participa gerenciável.

2. Considere seus parceiros.

Muitas companhias aéreas pertencem a redes de operadoras nacionais e estrangeiras de aviação.

Essas organizações, das quais você se torna parceiro ao se inscrever no programa de passageiro frequente de uma companhia aérea associada, permitem que você ganhe, combine e resgate milhas em qualquer companhia aérea parceira.

Novamente, de quais destes programas você pode se tornar parte dependerá das companhias aéreas com as quais voa, principalmente. Seus parceiros costumam ficar listados em seus sites.

3. Peça um bônus

Para convencê-lo a se inscrever em cartões que eles compartilham com as companhias aéreas, os emissores de cartões de crédito frequentemente oferecem milhas de bônus, às vezes o suficiente para uma recompensa por si só.

Claro, isso está nas letras grandes em suas promoções. Nas letras miúdas, você encontrará os termos, por exemplo, de que deve gastar uma certa quantia em dinheiro com o cartão dentro de alguns meses.

Tais cartões podem ser atraentes se você estiver planejando uma grande viagem em um futuro próximo e espera gastar bastante dinheiro de qualquer forma.

Tenha em mente, porém, que esse tipo de cartão de crédito geralmente têm altas taxas de juros – 16,5% ou mais é comum – então, a menos que você pague sua conta em dia a cada mês, você precisa ponderar o valor do seu bônus em relação aos juros.

4. Escolha o cartão de crédito correto

Usar um cartão de crédito de recompensas para todas as suas compras (e pagá-lo a cada mês) é ser outra dica de acumular milhas suficientes para uma recompensa.

Existem dois tipos básicos de cartões a serem considerados:

  1. os cartões de marca conjunta afiliados a uma determinada companhia aérea;
  2. os cartões de recompensas mais gerais que oferecem uma variedade de prêmios, incluindo milhas aéreas.

A principal diferença entre esses cartões seria que os cartões afiliados são mais recompensadores quando usados ​​com a companhia aérea, enquanto o genérico oferece um espectro maior de opções de resgate.

Por exemplo, os cartões de recompensas mais gerais geralmente permitem que você use suas milhas em várias companhias aéreas, em vez de apenas uma.

Se você sabe que é improvável que use as milhas para viajar, poderá resgatá-las para outras coisas, incluindo dinheiro.

O dinheiro de volta é sempre mais confiável. Os pontos podem desvalorizar com facilidade e os clientes podem receber menos do que quando solicitaram o cartão pela primeira vez.

Para mais informações, leia nosso post sobre o que é cashback e dicas para usar o sistema de “dinheiro de volta” nas suas compras.

5. Jantar fora

Outra dica de milhas boa para acumular pontos e mantê-los sem expirar é vincular seu cartão de crédito ao programa de alimentação de um programa de passageiro frequente.

Ao fazer o pagamento de uma refeição nesse cartão em um restaurante participante, você ganhará pontos com base no tamanho da compra.

6. Use portais de compras

Muitas companhias aéreas também têm portais de compras em seus sites de passageiro frequente. Ao acessar essa página primeiro e clicar para uma empresa participante, você pode ganhar pontos em suas compras.

7. Voe

Sim, você ainda pode ganhar milhas voando – um fato facilmente ignorado entre todas as outras dicas de milhas.

Devido à mudança para programas baseados em receita, uma passagem cara pode gerar mais milhas do que uma barata, mesmo que o trajeto deste último cubra uma distância maior.

Isso, claro, raramente é um bom motivo para investir em uma alta tarifa, especialmente se você é quem está pagando a conta.

O valor das milhas varia de companhia para companhia, mas calcula-se que elas valham aproximadamente um centavo cada. Isso torna muito fácil comparar tarifas e fazer as contas.

Os programas de passageiro frequente estão mudando para recompensar os grandes apostadores, mas ainda existem maneiras de ganhar milhas sem pagar demais por elas.

Siga as dicas acima e escolha o melhor cartão de crédito para acumular milhas e obter mais vantagens!

A Big Tester é um site no qual você se cadastra e responde diverso tipos de pesquisa relacionados ao seu perfil de consumo.

Com isso, você pode ganhar produtos das marcas que você já conhece ou deseja conhecer. O passo a passo para se inscrever no site é simples:

  • cadastrar-se gratuitamente;
  • responder a perguntas sobre seu perfil de consumidor (não pedimos dados bancários ou cartão de crédito);
  • acumular pontos e trocar pelos produtos de sua preferência.

Quanto mais você responder, mais pontos acumula e mais produtos pode resgatar. O site não faz sorteios!

Entre as marcas e produtos estão Kinder, Kopenhagen, Nutella, McDonald’s e muito mais.

Cadastre-se agora Comece a se divertir e a trocar seus pontos com a gente.