8 Dicas para economizar nas compras de supermercado

Uma vez no mês, a cada 15 dias, 3 vezes na semana. As idas ao supermercado variam para cada pessoa, mas é praticamente impossível não ir. Se não dá pra fugir, dá pra gastar menos. Veja dicas para economizar nas compras de supermercado.

Um dos seus maiores gastos mensais é com supermercado e você não sabe mais como encurtar as despesas? Saiba que não está sozinho.

De acordo com uma pesquisa sobre Tendências e Comportamento do Consumidor feita pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) com o Ibope Inteligência, os supermercados são o principal local que as famílias vão para abastecer a despensa – para 89% dos entrevistados.

Eles vão em média quatro vezes ao mês ao supermercado e 33% deles vão uma vez por semana.

Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), no  primeiro trimestre deste ano houve um crescimento para o setor de supermercados, de 0,42% em relação ao mesmo período de 2018.

As vendas cresceram 11,15% em março, comparando com fevereiro, no entanto, houve uma queda de -3,24%, com relação ao mesmo mês do ano passado.

Comprar em grandes supermercados já é mais barato do que em outros locais, como em mercadinhos de bairro, mas ainda assim dá pra economizar. Continue lendo este artigo e saiba como.

Veja 8 dicas para economizar nas compras de supermercado

1) Recorra a aplicativos

Você sabe que a principal dica para economizar nas compras de supermercado é comparando os preços. Mas isso leva muito tempo e nem sempre é possível. Você sabia que existe aplicativo que faz isso pra você?

Pois é, a velha dica foi otimizada e outras pessoas fizeram a comparação de preços para você. O PagPouco/Zukkin é um app gratuito que coleta e compara os preços dos supermercados.

Com ele é possível adicionar produtos à lista e descobrir quais supermercados possuem as melhores ofertas. Ele permite também que você cadastre alertas de preços: sempre que um estabelecimento atingir o valor que o usuário quer pagar, a plataforma avisa imediatamente.

De acordo com os idealizadores do projeto, é possível reduzir em até 70% o valor final da lista das compras feitas em supermercados pelos usuários.

2) Leve uma lista

Você já percebeu que quando você vai no supermercado sem uma lista você passa por quase todas as gôndolas tentando se achar? Tentando lembrar o que você precisa?

Com certeza você vai encontrar algo que você também não precisa naquele momento. Essa passeadinha além de fazer você gastar mais dinheiro, também vai te fazer gastar tempo.

Então, uma ótima dica para economizar nas compras de supermercado é preparar a listinha em casa, com base no que você realmente precisa.

Assim você não fica tentado com promoções e ofertas e tende a se manter nos corredores dos produtos que precisa, em vez de pegar coisas aleatoriamente enquanto anda, como doces e bolos. Quem nunca?

3)  Planeje suas refeições

Mais do que uma lista de compras, é importante que você planeje seu cardápio e suas idas ao supermercado. Escrever um plano semanal de refeições e lista de compras não é excitante, mas é eficaz.

Saber exatamente o que você vai comer pode significar menos viagens ao supermercado e menos compras por impulso, assim como menos comida desperdiçada.

Você economiza de todas as formas porque evita também que tenha que ir ao mercadinho do bairro que costuma ser sempre mais caro que os outros maiores.

4) Opte por uma marca inferior

Uma marca mais cara nem sempre quer dizer que ela possui melhor qualidade. Que tal testar um produto mais barato, como detergente? Dê uma chance para outra marca e veja se vai render e limpas igual o que você já usava, se der certo você continua e economiza.

Além disso, fique de olho na disposição das prateleiras: os itens mais caros e mais lucrativos para o supermercado estão colocados ao nível dos nossos olhos. Então, uma dica para economizar nas compras de supermercado é desviar o olhar também para as prateleiras mais altas e mais baixas.

Doces e revistas estão perto do checkout tentando nos fazer compras de impulso de última hora.

Os itens que compramos regularmente tendem a ser espalhados pela loja, por isso precisamos passar pelos produtos mais tentadores.

5) Não vá às compras com fome

Quem nunca ouviu aquela frase: a fome é o melhor tempero? Quando estamos com fome queremos comer qualquer coisa que apareça na nossa frente, não é mesmo?

Isso vale também para os supermercados. Geralmente compramos muito mais e, pior, compramos comida que não são nada saudáveis quando vamos às compras com fome.

Essa é também umas das dicas para economizar nas compras de supermercado da Luciana Fiaux. Segundo ela, com dicas como essa é possível economizar até 30%:

6) Cuidado com a estocagem

Fazer compras grandes nos supermercados para estocar produtos pode valer a pena, mas tenha cuidado para não perder nada. Fique sempre de olho na data de validade antes de fazer sua próxima compra.

É fácil pensar que pacotes maiores são mais valiosos, mas nem sempre é o caso. O mesmo vale para as promoções. Quem nunca viu aquele produto caro por preço de banana em uma oferta e teve vontade levar caixas e mais caixas?

Quando isso acontecer calcule a data de validade para saber o quanto você pode estocar. Não adianta nada comprar o produto por uma pechincha e ter que jogar fora depois, né?

7) Aproveite os clubes de vantagens

Algumas redes de supermercados, como o Grupo Pão de Açúcar, em São Paulo, dão descontos em produtos para aquelas pessoas que se cadastram no clube de vantagens. Basta que você envie seus dados para ganhar descontos.

Além disso, você também pode acumular pontos a cada compra e depois ganhar mais descontos. É outra maneira e dica para economizar nas compras de supermercado.

8) Opte por amostras grátis

O Big Tester é uma ótima oportunidade para conseguir produtos gratuitos. Por meio desse site você pode ganhar vários itens com produtos de limpeza e até mesmo chocolates.

Por isso, também é outra dica para economizar nas compras de supermercado. O passo a passo para se inscrever é simples:

  • cadastrar-se gratuitamente;
  • responder a perguntas sobre seu perfil de consumidor (não são solicitados dados bancários ou cartão de crédito);
  • acumular pontos e trocar pelos produtos de sua preferência.

Quanto mais você responder, mais pontos acumula e mais produtos pode resgatar. O site não faz sorteios!

Entre as marcas e produtos estão Kinder, Kopenhagen, Nutella, McDonald’s e muito mais.

Cadastre-se agora

Comece a se divertir e a trocar seus pontos.