O que são milhas no cartão de crédito: é possível viajar de graça com elas?

Você provavelmente já ouviu falar de milhas, mas você sabe o que são milhas?

Como funciona milhas?

As milhas que você acumula com o uso do cartão de crédito tem a mesma ideia dos pontos de um programa de fidelidade. Se você tem um cartão de crédito ao qual é fiel e com o qual realiza suas compras, em troca dessa fidelidade este mesmo cartão de crédito te dará pontos que você poderá trocar por outras coisas.

No caso apresentado neste artigo, esses pontos são milhas e as milhas poderão ser usadas para comprar passagens aéreas.

Se você souber usar seu programa de milhas com sabedoria, poderá economizar muito dinheiro em viagens (inclusive poderá viajar sem pagar nada pela passagem!).

Atualmente, você pode até ganhar dinheiro com suas milhas.

Alguns sites, como a 123 Milhas e o MaxMilhas reúnem pessoas que querem viajar, mas não tem milhas e pessoas que tem milhas, mas não podem viajar.

Resumidamente, se você tiver milhas poderá vendê-las!

Ou seja, saber o que são milhas e ter milhas é algo vantajoso, mesmo que você não esteja pensando em viajar.

Mas, vamos voltar nossa atenção para quem deseja entender o que são milhas no cartão de crédito e como usá-las em sua viagem, afinal, essa é uma ótima maneira como economizar dinheiro para viajar.

O que são milhas no cartão de crédito?

As milhas aéreas fazem parte de um programa de fidelidade oferecido pelas companhias aéreas ou cartões de crédito.

Normalmente, você acumula uma quantidade definida de milhas com base em quanto você voa ou em quanto você gasta no seu cartão de crédito.

Você pode então usar essas milhas para comprar passagens com bons descontos.

Como falamos anteriormente, o conceito sobre o que é milhas e como funciona está próximo a ideia de acúmulo de pontos de um programa de recompensas.

Você ganha pontos por comprar coisas, e eventualmente esses pontos se acumulam e você ganha algo de graça.

Quanto vale uma milha de cartão de crédito?

O valor da milha não é fixo e pode variar de acordo com a instituição financeira do seu cartão de crédito.

Para se ter uma leve ideia, podemos considerar o valor médio de 0,02 centavos de dólar por milha aérea.

Com o cálculo sendo feito por 2 centavos de dólar por milha, se você tiver 10.000 milhas, terá $ 200 em recompensas.

Alguns cartões de crédito com recompensas baseadas em pontos inferiores fazem com que você gaste mais pontos para ganhar dinheiro ou recompensas equivalentes, então é interessante pesquisar qual cartão de crédito ou programa de milha oferece a melhor proposta, para isso, acesse o artigo;Qual o melhor cartão de crédito para acumular milhas? | GUIA”.

Agora que você entendeu o que são milhas, precisa aprender como pode PERDER as milhas que acumulou.

Existem alguns cartões nos quais as milhas acumuladas expiram depois de um período, caso não sejam resgatadas.

Entretanto, as milhas do cartão de crédito podem ser removidas, mesmo depois de serem adicionadas à sua conta. Por exemplo, se você devolver uma compra, todas as milhas acumuladas nessa compra serão deduzidas do seu saldo anterior.

Você também pode perder suas milhas de cartão de crédito se ficar atrasado em seus pagamentos e sua conta não estiver mais em situação regular.

Infelizmente, você não receberá suas milhas de cartão de crédito perdido quando voltar a ter sua conta em situação regular. Por isso, é especialmente importante manter-se informado sobre os pagamentos com cartão de crédito.

Como funciona milhas e seu resgate no cartão de crédito?

Depois de acumular milhas de cartão de crédito, suficientes, você poderá resgatá-las.

Mantenha sua programação flexível se você estiver resgatando milhas de cartão de crédito para seu voo. As companhias aéreas geralmente têm apenas um certo número de assentos em cada voo para esse tipo de “pagamento”.

Dependendo do seu programa de milhas, você poderá combinar milhas de vários cartões de crédito ou transferir entre companhias aéreas. Certifique-se de prestar atenção às letras miúdas ao combinar e transferir milhas. Às vezes você pode perder pontos na conversão entre programas.

O método exato para resgatar milhas depende do cartão de crédito que você está usando.

Ao comprar seu voo por meio da ferramenta de reserva do emissor do seu cartão de crédito, você normalmente terá a opção de usar as milhas diretamente para o voo.

Você pode resgatar seus prêmios no mesmo site online em que verifica seu saldo no cartão de crédito e paga sua fatura. Em alternativa, o emissor do seu cartão de crédito pode ter um site separado para resgatar as milhas do seu cartão de crédito.

Verifique com o emissor do seu cartão de crédito ou leia o guia de benefícios do cartão de crédito para descobrir as etapas específicas que você deve seguir para resgatar as milhas.

Milhas de cartão de crédito vale a pena?

Milhas de cartão de crédito valem a pena, especialmente quando você não precisa fazer nada extra para ganhá-las.

Nossa sugestão é que você evite começar a passar todas as suas compras no cartão, porque, isso aumenta a chance de você enrolar todo o seu planejamento financeiro pessoal.

Entretanto, se você realmente deseja acumular suas milhas de cartão de crédito rapidamente e para isso vai substituir a atividade normal do cartão de débito por seu cartão de crédito, certifique-se de pagar seu saldo integral a cada mês para não haver cobrança de juros.

O pagamento de juros NÃO vale as recompensas que você ganhou.

Agora que você já sabe o que são milhas no cartão de crédito e entende como elas funcionam, que tal receber algumas dicas extras para aproveitar melhor essa vantagem, sem se enrolar com as contas do mês?

Abaixo, um vídeo que achamos muito interessante e que vai te ajudar a entender mais sobre o que é milhas e como funciona. Após assisti-lo você deve colocar em prática as dicas apresentadas e aproveitar o melhor desse sistema de bonificação.

Se você quer muito viajar, mas para isso precisa juntar dinheiro, também pode seguir outras dicas de como gastar menos. Sugerimos que você leia nosso artigo exclusivo “8 dicas para economizar dinheiro (ganhando pouco!)”.

Além das ganhar milhas, que tal ganhar também produtos grátis das suas marcas favoritas e daquelas que você quer conhecer, apenas respondendo algumas perguntas.

Acesse o site da Big Tester e descubra como. O passo a passo é simples:

  • cadastrar-se gratuitamente;
  • responder a perguntas sobre seu perfil de consumidor (não pedimos dados bancários ou cartão de crédito);
  • acumular pontos e trocar pelos produtos de sua preferência.

Não é sorteio! Quanto mais você responder, mais acumula pontos e mais produtos pode resgatar.

Entre as marcas e produtos estão Heineken, Vanish, Dove, Quem Disse Berenice?, Sensodyne e muito mais.

Cadastre-se agora e comece a se divertir e a trocar seus pontos com a gente.

Cadastre-se agora

Comece a se divertir e a trocar seus pontos com a gente.