Conheça os diferentes tipos de cartão de crédito para cada perfil de consumidor

Fazer um cartão está cada vez mais fácil, inclusive com opção de solicitar exclusivamente pela internet. Mas, antes de pedir o seu, é importante saber quais são os tipos de cartão de crédito existentes para fazer a escolha correta.

Nesse artigo mostramos quais são os principais tipos de cartão, feitos para atender os mais diversos perfis de consumidores  e qual a finalidade de cada um.

Os tipos de cartão de crédito que veremos são os seguintes:

  • Nacional;
  • Internacional;
  • Gold;
  • Platinum;
  • Universitário;
  • Pré-pago.

Confira como funcionam esses 6 tipos de cartão e as modalidades que podem ser oferecidas dentro de cada um!

Quais são os principais tipos de cartão e a sua finalidade

Ter um cartão de crédito pode facilitar sua vida em vários sentidos. Ele é uma forma de pagamento prática, ainda mais para realizar compras na internet, com aprovação rápida por lojas online e opção de parcelamento do valor.

Com ele você ainda tem direito a diversos benefícios como descontos em cinemas, eventos e descontos em lojas e ainda pode trocar pontos por passagens aéreas e vários outros produtos.

E por isso é tão importante conhecer os tipos de cartão e a finalidade de cada um, antes de escolher o seu. Assim, você vai saber qual é ideal para o seu perfil e aproveitar melhor as vantagens oferecidas.

Cartão de Crédito Nacional

São aceitos apenas em território nacional e geralmente têm anuidades e limites de crédito menores, ideias para perfis de pessoas com renda menor e que só compram no Brasil.

Esse geralmente é o cartão oferecido pelo banco assim que o cliente abre a sua conta, já que ele ainda não tem um relacionamento sólido com a instituição para um cartão com mais benefícios.

Cartão Internacional

O cartão internacional é válido também em outros países para compras, sendo possível até mesmo efetuar saques no exterior.

Além disso, geralmente para fazer compras em sites internacionais, é necessário ter um cartão de crédito internacional.

As anuidades costumam ser mais caras, já que oferecem mais benefícios. Então, se você não costuma fazer muitas viagens para fora do país, nem comprar em sites de fora, pense se realmente vale a pena adquirir esse tipo de cartão.

Cartão de Crédito Gold

Cartão aceito tanto no Brasil quanto no exterior, mas que oferece mais benefícios do que o internacional.

Com anuidades e limites maiores, ele é indicado para quem possui uma renda maior e costuma viajar bastante.

Além de oferecer acesso a programas especiais de premiação da bandeira, ele inclui serviços premium, principalmente em companhias aéreas.

Cartão Platinum

Ainda mais diferenciados que os cartões Gold, são oferecidos para clientes com grande movimentação financeira.

Os custos desse tipo de cartão são altos, mas os benefícios oferecidos são maiores também.

Geralmente eles não possuem limites de crédito, o que já é um grande diferencial e os bônus nos programas de relacionamento são bem maiores do que de cartões convencionais.

Universitário

A maioria dos bancos oferecem cartões de crédito para estudantes com bons benefícios e sem exigir uma renda comprovada.

As taxas cobradas são menores, eles têm uma abrangência internacional e contam com os benefícios de programas de relacionamento da bandeira escolhida e do banco.

Pré-pago

Nesse tipo de cartão, você define o seu limite de crédito, já que é o responsável por depositar uma quantia prévia, com o valor que pretende gastar.

A partir desse depósito, você pode utilizar o cartão até zerar o seu limite, da forma quiser.

Ele é uma ótima opção para quem faz viagens internacionais e também tem sido bastante usado por pais, para conferir mesada aos filhos.

Também é uma boa maneira de controlar melhor os seus gastos.

Veja nesse vídeo algumas opções de cartão de crédito pré-pago do mercado:

Modalidades de cartão

Além das categorias destacadas acima, ainda temos, dentro de cada bandeira (mastercard, visa, American Express, etc.), modalidades que oferecem diferentes benefícios para quem possui o cartão.

O emissor pode fazer parcerias com empresas, supermercados, lojas de departamento, companhias aéreas, oferecendo diversas vantagens para o contratante.

As modalidades de cartão de crédito são as seguintes:

Institucional

Mais comuns, são os cartões emitidos pelo banco quando você abre uma conta corrente. São cartões múltiplos, que funcionam nas funções de débito e crédito.

Corporativo

É um cartão de crédito gerenciado por uma empresa para facilitar o controle com os gastos do empregador.

Ao invés do funcionário gastar do próprio bolso e depois ter que prestar contas para ser reembolsado, ele utiliza o cartão para os gastos com o trabalho e a responsável pelo pagamento é a empresa.

Co-Branded

Esse é o famoso “cartão de loja”. Ele é uma parceria entre as bandeiras e marcas conhecidas do mercado, como redes de varejo, supermercados, companhias aéreas, etc.

Essas empresas oferecem uma série de vantagens para quem possui seu cartão, como desconto nas compras, melhor opção de parcelamento do valor, etc., além de programas de pontos e milhas.

Afinidade

Parceria entre a administradora do cartão de crédito com organizações não lucrativas, principalmente as de cunho socioambiental, como a Fundação SOS Mata Atlântica e a Amazonas Sustentável.

Optando por esse tipo de cartão, o cliente opta por contribuir financeiramente com essas organizações.

Vantagens de definir o seu tipo de cartão

Na hora de escolher seu cartão, não se atente somente às taxas e juros cobrados.

É importante também fazer essa escolha baseada nas suas necessidades, consciente de quais benefícios vai ganhar com a contratação do serviço e se eles valem a pena.

Por exemplo, se você não realiza viagens internacionais ou não tem o costume de comprar em sites estrangeiros, então talvez um cartão internacional não seja ideal para você.

A mesma coisa acontece com os cartões co-branded. Se você não realiza compras constantes naquela loja, não é vantajoso contratar seu cartão.

As pessoas costumam acumular vários cartões de crédito e isso pode não ser tão vantajoso como parece.

Os programas de fidelidade das emissoras trazem várias vantagens e benefícios e o seu limite tende a sempre aumentar,  quando você utiliza um único cartão.

Além disso, você pode acabar se enrolando com as contas, se não tiver o devido controle financeiro.

Ou seja, escolha aquele cartão que caiba no seu bolso, ofereça os benefícios que você precisa e que vá realmente facilitar a sua vida.

Quer fazer o seu cartão de crédito online e sem burocracia, clique aqui e comece agora!

Gosta de saber quais são os melhores produtos para você antes de comprar? Então saiba que no Big Tester  você pode trocar pontos por amostras das mais renomadas marcas do mercado. Cadastre-se agora  e comece a receber para testar em casa.