Saiba como limpar o nome no SPC e ter crédito novamente

Você atrasou o pagamento de uma única conta e seu nome foi parar no SPC? Saiba como limpar o nome no SPC e voltar a ter crédito. Além do site, é possível regularizar sua situação pessoalmente em uma agência ou até mesmo esperar que seu nome seja excluído após 5 anos da dívida. 

Se você recebeu um comunicado do SPC da CDL (Câmara de Dirigentes Logistas), seu nome ainda não está sujo. Você tem até 10 dias a contar da data da emissão do comunicado, para quitar sua dívida, caso contrário, ele será incluído no cadastro do SPC.

Bom, os 10 dias se passaram e você continuou devendo e também não procurou pelo seu credor para negociar a dívida. Após fazer uma pesquisa com o seu CPF o fato foi confirmado: seu nome está mesmo na lista do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). 

Calma, não se desespere. O melhor a fazer é regularizar sua dívida agora mesmo e é por isso que você está lendo este artigo, veja como limpar o nome no SPC. 

Como limpar o nome no SPC: 4 dicas

1) Online

A maneira mais rápida de limpar o nome no SPC é por meio do site Negociar Dívida. Lá você faz um cadastro rápido com seus dados, vê qual é a empresa credora e verifica as condições oferecidas por ela. Tudo gratuitamente.

Depois, basta selecionar a data de pagamento do acordo e a forma de pagamento (se é em boleto ou cartão de crédito) e, depois, finalizar a negociação parcelada ou à vista. Então, basta dar o OK no contrato, caso haja, e o primeiro boleto ou o acesso ao pagamento via cartão estará disponível.

2) Nas agências

Agora, se você é mais tradicional e prefere regularizar sua situação pessoalmente com a ajuda de outra pessoa, você pode ir a alguma agência do SPC e ver como limpar o nome no SPC presencialmente com um operador. 

Consulte antes os postos de atendimento mais próximos de você indicando qual seu estado e cidade. 

Se você estiver indo para regularizar sua própria situação, basta estar com sua carteira de identidade e seu CPF em mãos. 

Mas também é possível limpar o nome no SPC de outra pessoa. Nesse caso, você deve levar os seguintes documentos, conforme indicado no site do SPC Brasil: 

  • Procuração assinada pelo solicitante, constando o CPF e data de nascimento do solicitante, com firma reconhecida pelo cartório;
  • Xerox do CPF e identidade do solicitante;
  • Apresentação do documento de identidade original do procurador.

Depois que sua dívida está negociada, o lojista tem 24 horas, a contar da data da confirmação do pagamento, para solicitar a baixa junto à CDL. Ela é solicitada via internet, arquivo ou boleto próprio. Então, a CDL tem 24 horas para tirar seu nome do banco de dados. 

3) Procure seu credor

Se você está negativado certamente está com a vida financeira bem abalada. Por isso, antes de pagar sua dívida, tente negociá-la com o seu credor, quem sabe você não consegue um desconto ou uma melhor condição? 

Ele quer receber o dinheiro, então pode estar aberto à negociações. Fique de olho também em mutirões.

A Caixa Econômica Federal, por exemplo, lançou uma campanha para renegociação das dívidas que vai ajudar cerca de 3 milhões de clientes a limparem o nome.

Conforme divulgado pelo jornal Valor Econômico, o objetivo é estimular a regularização de débitos com atraso superior a 360 dias com descontos que variam entre 40% e 90% para liquidação à vista, conforme a situação dos contratos e o tipo da operação de crédito. 

4) Espere o tempo

Se a sua dívida é tão alta e nenhumas das negociações são possíveis para você, então a maneira de como limpar o nome do SPC nesse caso é esperar por 5 anos. Esse é o prazo máximo que o CPF pode ficar negativado, a partir da data da dívida. 

Depois desse tempo o nome do devedor sai dos órgãos de proteção ao crédito, é retirado da lista de inadimplentes, ou seja, volta a ficar limpo.

Mas isso não quer dizer que a dívida não existe mais. O seu credor não vai esquerece tão fácil que você deve a ele e pode cobrá-la na Justiça. Se chegar a esse ponto o devedor é obrigado a se manifestar e a realizar o pagamento.  

Não volte a sujar seu nome 

Além de saber como limpar o nome no SPC, é importante também evitar que novos atrasos aconteçam para seu nome não voltar à lista do SPC.

De acordo com dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelam que 78% dos consumidores que tiveram o CPF negativado no último mês de abril (2019) são reincidentes nos atrasos – ou seja, já haviam aparecido no cadastro de devedores ao longo dos últimos 12 meses.

Uma forma de fazer com que isso aconteça, é seguindo algumas dicas sugeridas pelo próprio Serviço de Proteção ao Crédito, como:

  • Privilegiar os pagamentos à vista;
  • Fazer um planejamento financeiro até a aposentadoria;
  • Montar uma planilha mensal dos gastos domésticos;
  • Evite dividir as compras por muito tempo – fique de olho no valor final do produto;
  • Some os juros e calcule o preço final dos produtos comprados a prazo;
  • Tenha uma reserva financeira por segurança;
  • Evitar contrair empréstimos bancários. 

Agora que você já sabe tudo como limpar o nome no SPC e também evitar que ele volte a ser negativado. Que tal responder pesquisas e ganhar vários produtos de graça? 

No site da Big Tester você se cadastra, junta pontos e pode ganhar diversos produtos, como produtos de beleza, de limpeza e até chocolates. Tudo de graça e você recebe em casa. 

O passo a passo para se inscrever é simples:

  • cadastrar-se gratuitamente;
  • responder a perguntas sobre seu perfil de consumidor (não são solicitados dados bancários ou cartão de crédito);
  • acumular pontos e trocar pelos produtos de sua preferência.

Quanto mais você responder, mais pontos acumula e mais produtos pode resgatar. O site não faz sorteios!

Entre as marcas e produtos estão Kinder, Kopenhagen, Nutella, McDonald’s, Vult e muito mais.

Cadastre-se agora. Comece a se divertir e a trocar seus pontos.